Adriano Sapão
"A vida de um Karateca é estar sempre em Kamae. Eu estou sem em Kamae ano inteiro". Douglas Brose
Adriano Sapão
3/6/20241 min read
Nascido em 24 de Novembro de 1973, na cidade de Fortaleza, Ceará, Adriano Lima Castelo Branco herdou dotes artísticos de seu pai, Marionir Macedo Castelo Branco, o Castelinho, artista de grande riqueza intelectual, cartunista e poeta.
Desde muito cedo Adriano Sapão (apelido ganho devido seus saltos nos anos iniciais de sua longa vivência no Karatê) passou a ter como melhores amigos o lápis e o papel. Rabiscava tudo o que vinha em sua mente.
Aos dezoito anos foi classificado no 1º Salão de Humor de Fortaleza de 1991, e anos depois fez parte da Oficina de Quadrinhos da UFC no ano de 1997, concludente do Curso de Artes Plásticas do SENAC, concludente do primeiro Curso Prático de Histórias em Quadrinhos do Graph It Studio em 1998, e um dos fundadores do Projeto Continuum iniciado em 2004.
Criador e editor da publicação Daí-Kayrú, lançada em 2003 e que atualmente conta com oito edições. Participou nas publicações Os Invictos, Jovens Heróis, Lorde Kramus, Liga do Cerrado, Penitente OnLine, Campana, O Sobrancelha, Criogenia!, Arena, Fercom, Penitência, QI, Val, Proapa, Bejamim Pepé e Insistência.
No álbum comemorativo dos 40 anos do Capitão Rapadura, personagem criado por Mino, desenhou e coloriu uma das HQs da coletânea, história com roteiro de Rafael Tavares.
De sua mente brotaram criações incríveis e cativantes como Os Escolhidos, Espartano e C.T.E.P. - Comando Tático Especial da Polícia, dentre outros constituindo um Universo rico e diverso.
Sua facilidade para o estilo cartum o levou a criar o hilário Super-Pacificador, e em parceria com Rafael Tavares surgiu o impagável Mói da Justiça, um grupo que parodia os maiores super-heróis de editoras estrangeiras. Incansável, Sapão segue produzindo e criando, angariando admiradores de sua arte e talento.